A Declaração de Addis Abeba 2015: Desbloquear o potencial da água da chuva

Os participantes e organizações de apoio do Simpósio Internacional de Aproveitamento de Água de Chuva (clique aqui para ler os anais completos em inglés, incluindo apresentações) chamam a atenção de políticos, organizações de suporte e profissionais para reconhecer o enorme impacto positivo que a captação de chuva a nível de paisagem pode exercer sobre a resiliência do clima, a segurança alimentar e
WASH (“Agua, Saneamento e Higiene”). Esta declaração está baseada na premissa de que a precipitação é um importante recurso gerenciável que está disponível para um uso mais amplo. A água da chuva deve ser aproveitada em laga escala e integrada nas mais amplas políticas, estratégias e planos para aumentar o seu potencial impacto. Exigimos o desenvolvimento imediato de ações políticas eficazes a nível local, nacional e regional, a fim de apoiar a mobilização e utilização da água da chuva para a segurança alimentar e melhoria da vida rural.

O aproveitamento da água da chuva tem múltiplos benefícios:

Uma precipitação limitada e não confiável é um enorme desafio para os meios de subsistência nas terras áridas tropicais e subtropícais da África. Ela está associada com a degradação da terra, a erosão do solo, a infra-estrutura social e física pobre, a escassez de água, os baixos rendimentos agrícolas, a baixa produtividade animal, a pobreza, a saúde precária, e a desnutrição. O aproveitamento da água da chuva, a
captação e menejo das chuvas para o armazenamento e a reutilização, é um meio subexplorado para melhorar esta situação. Particularmednte quando é ligado ao manejo de paisagem, de bacias hidrográficas e à gestão de solos, o aproveitamento da água da chuva tem o potencial de melhorar o abastecimento de água e aumentar a resiliência, a segurança alimentar e o bem–estar do povo, fornecendo fontes de água renováveis acessíveis, durante os períodos secos.

O aproveitamento da água da chuva requer colaboração:

Atualmente os atores em aproveitamento da água da chuva como ministérios e departamentos governamentais, universidades, organizações internacionais e organizações sem fins lucrativos podem expandir seu alcance e sua eficácia, colaborando e investindo em experiências existentes e trabalhando em todos os setores. O setor privado também tem um papel importante a desempenhar na implementação e promoção do aproveitamento da água da chuva por meio do fornecimento de tecnologias de armazenamento de água, de distribuição e tratamento, e no desenvolvimento da cadeia toda de valores e de ligações do mercado. Melhores ligações com a pesquisa aplicada são necessárias para quantificar e consolidar a evidência de custos e benefícios da captação da água da chuva, abordando questões como: Quem paga o quê? Como são distribuídos os benefícios? Quais são os impactos sobre as comunidades e ecossistemas em escala de paisagem? E como está a sustainabilidade financeira, institucional, ambiental, tecnológico e social a longo prazo?

O aproveitamento da água da chuva está pronto para ser usada em larga escala:

Tecnologias de captação de água da chuva eficazes estão disponíveis, que são de alta performance, requerem investimentos modestos, são robustos e têm baixos custos operacionais. A captação da água da chuva contribui assim para o “continuum” de armazenamento físico de água. Seu uso em larga escala pode ser alcançado por meio da expansão da colaboração, incluindo organizações doadoras, e explorando
mecanismos de financiamento inovadores, tais como micro-créditos, reduções de impostos e repartição de benefícios. Construindo sobre sucessos atuais, aprendendo com campiões e aplicando objetivos inteligentes, projetos com resultados rápidos podem ser implementadas de imediato para colher frutos pendurados “em baixo”e “colocar na vitrine” os benefícios da captação da água da chuva.

Para tornar isso uma realidade, precisamos de uma capacitação:

• Que vise as diversas partes interessadas e as suas instituições ao longo da cadeia de valores, tais como associações da captação da água da chuva, o setor privado, instituições de conhecimento, o governo e os usuários finais.
• Que seja realizada antes, durante e após a implementação.

Para o dimensionamento eficaz e de larga escala do uso da água da chuva, apelamos aos políticos:

• Que desenvolvam mecanismos efetivos de políticas que facilitem a promoção em larga escala de aproveitamento da água da chuva com base em seus potenciais, custos e benefícios comprovados, bem como os impactos sobre implementadores, beneficiários e usuários potenciais.
• Que incorporem a captação e o manejo da água da chuva em abordagens mais amplas, como a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (IWRM-Integrated Wter Resouces Management), a Gestão de Recursos Naturais (NRM-Natural Resources Management), e o Manejo Sustentável de Terra e Solo (SLM-Soil and Land Management).
• Que favoreçam a colaboração setorial através da criação de plataformas de coordenação para compartilhar conhecimento, contatos, oportunidades, experiências, inovação e boas práticas em matéria de captação de água da chuva e sua gestão e seu dimensionamento.
• Que estimulem o setor privado para se envolver ao longo da cadeia de valores, por exemplo, permitindo uma maior flexibilidade em regulamentos e impostos, facilitando o acesso a serviços financeiros e investindo em infra-estrutura boa.
• Que apoiem as comunidades e indivíduos, facilitando propriedade.

Apelamos também para os técnicos:

• Que usem soluções de captação de água da chuva simples e eficazes que sejam resistentes face à variabilidade climática local e que sejam altamente replicáveis.
• Que avaliem a adequação de várias opções de tecnologias de captação de água da chuva referente ao contexto socio-económico, à utilização prevista e aos usuários (considerando comunidades, famílias, gênero e conhecimentos tradicionais).
• Que implementem a captação de água da chuva como parte de uma abordagem sistémica e integrada, operando ao nível de paisagem, área de captação e doméstico, como no WRM, NRM, ou SLM, tendo em conta os 3 Rs (recarga, retenção e reutilização).
• Que reconheçam que a água da chuva captada seja para ser utilizada para fins múltiplos; isto significa que a qualidade da água, bem como a quantidade de água devem ser levadas em conta.
• Que tirem proveito das mídias sociais (por exemplo, Twitter, Facebook, LinkedIn) e das plataformas de comunicação de muitos para muitos (por exemplo, blogs, wikis) para compartilhar experiências , perguntase respostas, e informar o público mais amplo do potencial elevado da captação e do manejo da água da chuva.

E apelamos para os cientistas:

• Que forneçam evidências sobre o potencial, desempenho, limitações técnicas, custos e benefícios da captação de água da chuva
• Que expandam e tornem acessível ao público um banco de dados sobre a captação de água da chuva e outras inovações no setor de de solo e água em diferentes áreas do mundo ao nível de paisagem, de área de captação, e nível doméstico.
• Que desenvolvam métodos de controle de qualidade e replicabilidade de produtos de captação de água da chuva (normatização e certificação).

ACREDITAMOS QUE ESSAS RECOMENDAÇÕES AJUDEM A LIBERAR O POTENCIAL DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA, PROPORCIONANDO BENEFÍCIOS MÚLTIPLOS PARA AS PESSOAS DEPENDENTES DE CHUVAS IRREGULARES.

Leia o texto integral aqui