Recomendações do 10º Simpósio de Captação e Manejo de Água de Chuva, Belém – PA, 15 – 18 de novembro de 2016

Desbloquear o potencial de aproveitamento de água de chuva para o Brasil


”A água de chuva é um bem a ser captado de telhados, do chão e do solo, armazenado e/ou infiltrado de forma segura, tratado conforme requerido pelo uso final, e utilizado no seu potencial pleno, substituindo ou suplementando outras fontes atualmente usadas, antes de ser finalmente dispensada” (PNRH, Vol. 1, p. 257, 2006)

PRINCÍPIO

O aproveitamento da água da chuva deve favorecer o bem-estar social.

RECOMENDAÇÕES

1. Elaboração de uma nova norma técnica relacionada ao aproveitamento de água de chuva ou revisão da norma técnica existente, de forma a atender as potencialidades de uso da água de chuva do país.

2. Ampliação da interação entre o setor público, privado e as organizações sociais para a promoção do uso da água de chuva.

3. Ampliação dos investimentos públicos para o financiamento de ações voltadas ao aproveitamento de água de chuva.

4. Inclusão do uso de água de chuva nos planos municipais de saneamento básico.

5. Empregar tecnologias sociais de aproveitamento de água de chuva.

6. Uso da água de chuva para combater o déficit no abastecimento de água domiciliar na região Amazônica e estimular seus usos para fins produtivos.

7. Fazer das experiências exitosas de aproveitamento de água de chuva uma “vitrine” para estimular novas ações e ampliação do uso.

8. Inclusão da temática aproveitamento de água de chuva como atividade curricular dos cursos de graduação em saneamento.

9. Financiamento público de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação voltadas ao aproveitamento de água de chuva.

10. Aproveitamento da água de chuva para todos os usos. Aproveitamento dos múltiplos usos da água, inclusive, o favorecimento da recarga das fontes subterrâneas

11. As bacias hidrográficas são primeiramente áreas de captação de água de chuva e por isso inclusão do aproveitamento de água de chuva na gestão de bacias.

Leia integralmente aqui